27.9.11

- Artigo Publicado na Revista Veja – Set/2011


Menção ao Reiki na reportagem sobre a recuperação de Reynaldo Gianechini* com enfase na aceitação e uso atual de tratamentos complementares aliados ao tradicionais, na busca pela saúde.
Para sua dissertação de mestrado. o biólogo Rícardo Monezi, pesquisador de medicina comportamental na Universidade Federal de São Paulo. testou a influência da imposição de mãos (técnica usada tanto no reiki como em passes espíritas) em ratos com câncer. As sessenta cobaias foram separadas em três grupos.
As do primeiro não receberam nenhum tratamento. As do segundo ficaram cobertas por um par de luvas com a temperatura semelhante à do corpo humano por quinze minutos. E as do terceiro foram submetidas à impostação de mãos. Monezi obser­vou que as células de defesa dos animais do terceiro grupo eram até 50% mais eficientes no combate às células tumorais do que as dos outros ratos.

Menção ao departamento de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês, coordenado por um mestre de Reiki:
A busca de Gianecchini por amparo espiritual é compreensível, bastante comum e aceita por boa parte dos médicos. No Brasil, 80% dos pacientes oncológicos, em complemento aos tratamentos oferecidos pela medicina tradicional, recorrem a terapias não convencionais – com frequência ligadas a algum tipo de crença espiritual. “Padres, rabinos, médiuns sempre entraram e saíram dos hospitais pela porta dos fundos: , diz o mestre de Reiki Plínio Cutait, coordenador do departamento de Cuidados Integrativos do Hospital Sírio Libanês. “Só recentemente a medicina passou a reconhecer a existência de tais práticas. Há três anos, Cutait lidera uma equipe multidisciplinar que aplica técnicas até pouco tempo atrás nunca vistas no ambiente hospitalar…

Entrevista na mesma reportagem com o americano Brian Berman – fundador do Centro de Medicina Integrativa da Universidade de Maryland.
Os tratamentos complementares oferecem tais respostas?
… O stress, por exemplo, é um grande problema nos dias que correm e está, na maioria das vezes, na raiz da depressão e dos distúrbios cardiovasculares. Ainda não se inventou uma pílula contra o stress, mas ferramentas como acupuntura, o reiki ou a meditação conseguem aliviar o sofrimento dos pacientes.

* Desejo uma plena recuperação para Reynaldo Gianechini, que ele supere esta fase com fé e amor, que são caminhos para a saúde. Este desejo estende-se para todos em situações semelhantes."

Artigo extrato de terapiareiki.com.br

22.9.11

Bom dia primavera!


Depois que passamos pela quietude e introspecção que o inverno nos sugere, aos pouquinhos o Sol aparece com seu brilho mais consistente, seu calor aquece os nossos corações e a primavera vai se aproximando passo a passo.

Ela traz de volta uma energia nova, sua disposição e faz brotar em nós o sentimento de renovação!
É a fase do ano onde a natureza mostra seus brotos mais ternos , que despertam do solo onde ficaram adormecidos durante o inverno.

A energia da primavera é comandada pelos ventos que varrem a lassidão para bem longe e nos faz arregassar as mangas e ir com passos resolutos ao encontro de nossa Felicidade.

É o período de celebrar as mudanças de nosso corpo, pois nessa estação do ano ficamos mais ativos, dormimos menos, comemos menos e gastamos mais tempo ao ar livre.
Época do amor, de promessas e de decisões, pois a Terra e a Natureza despertam para uma nova vida.
Assim, esse é o momento de plantar e cultivarmos nossas "sementes" (metas e objetivos).
É importante nos sentirmos em paz com mente clara e espirito determinado para aproveitar desse vento, dessa corrente e nos deixarmos impulsar pelos fluxos de crescimento.

A primavera é a fase da criação. O vento bate espalhando as sementes na terra preparada pelo inverno, dando origem a novas vidas. Neste momento tudo está pronto para se
desenvolver, depois de uma boa noite de sono podemos acordar e compartilhar do florescer da natureza, é a fase de selecionar a energia do corpo e viabilizá-la de dentro para fora.

Quando estamos em equilíbrio com os ciclos da natureza, neste periodo do ano "floresce" dentro de nós contentamento e vontade de transformar nossa realidade em algo melhor!

"Na Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o elemento regente dessa época é a madeira.
Esse elemento representa a geração de uma nova vida, o período de gestação e os primeiros 9 meses de vida do ser humano. Representa também a criatividade e a capacidade de mudar!
Toda vida vegetal começa com uma semente no interior da terra, que após um período de interiorização, surge como um broto ávido de luz, espaço e ar para se tornar uma muda e depois uma árvore.
Para que todas essas transformações aconteçam e
necessário a flexibilidade para a mudança!!"

A sabedoria ancestral oriental recomenda:
Aceitar tudo que vier da criação: é tempo de não julgar, de tentar desnudar o preconceito, como fazem as crianças em sua pureza. É tempo de aceitar o outro e despir-se do olhar crítico.
A criação é parte da primavera , que faz germinar, renovar.
É tempo de criar, e a arte pode ser uma bela expressão de comunhão com o sentimento de primavera. para nos aproximarmos de nossas essências.


Recepcione a Primavera com seu coração aberto a um novo florescer!!
Saia e passeie em contato com a Mãe-Natureza!!
Lembre: ‎"Os obstáculos são os fertilizantes que nos fazem mais fortes espiritualmente e nos ajudarão para que nossos corações floresçam plenamente." Amma

Esteja aberta/o as novidades, pense em ser flexível, viva no presente!
Feliz Primavera!!!
Que todas suas energias renascem, se expandem para permiti-los crecer e ser felices !